17 de maio de 2011

PROGRAMAÇÃO COLISÃO TEATRAL

22\05 - Domingo- 16h
Misturando Historias em contos africanos
Classificação: Livre

Quatro contos africanos são narrados por um contador de histórias africano, o Griot, que não se limitava a narrá-las. Ele aproveitava o momento para ensinar sobre vários assuntos. Na África a palavra é tão importante que os Griots têm o ofício de guardar a memória de um povo, suas crenças, segredos, costumes.


22\05 Domingo19h
Sete cabeças
Classificação: 12 anos


Trás a história dos sete pecados de uma personalidade bem conhecida nesse meio e que prefere ser chamado pelo seu heterônimo, “Você”. Com um bom humor filosófico e músicas, os Sete Pecados tentam descobrir o porquê estão presos e proibidos de saírem e entre conflitos coletivos e individuais do ser humano, procuram a saída e o culpado de tudo aquilo. Aos poucos vão percebendo que há uma grande possibilidade do “errado” não ser o “errado” e do “certo” não ser o “certo” e de que às vezes podemos ser tudo aquilo que condenamos. Venha se ver em Sete Cabeças.



23\05 - Segunda - 15h
O principe que tudo aprendeu nos livros
Classificação: Livre


A peça conta a história do PRÍNCIPE AZUL, que, orientado pelos melhores mestres, aprendeu tudo o que era possível aprender nos livros, sobretudo nos contos de fadas. A aventura começa quando o REI declara que o filho deverá fazer uma viagem pelo mundo, para que possa conhecer melhor a realidade das coisas. Acompanhado por um MESTRE e pelo bufão TONINO o príncipe parte para a sua aventura, descobrindo um novo mundo, diferente dos contos mágicos.



24\05 - Terça -15h
Chapeusinho vermelho pede socorro
Classificação: Livre


Uma menina que gosta muito de aventuras, por isso desobedece sua mãe e vai parar no meio da floresta. Lá acaba se deparando com um lobo muito mau e quando tenta fugir dele aparece para ela uma fada madrinha, que com um jeito bem atrapalhado, tenta mostrar a menina que não pode fazer uma mágica para ajudá-la, mas que a ajudará a encontrar uma solução para sair dessa situação. Mais adiante e já sem a fada madrinha ela encontra os três porquinhos que já haviam fugido de uma outra floresta e desse mesmo lobo. Nesse momento os quatro juntos tentam fugir do lobo, se escondem, constroem uma casa e aprontam muito até que chega a hora do grande final.


25\05 - Quarta - 15h
Sua imagem e semelhança
Classificação: 14 anos


"Tudo o que Você vê é real. Está na Televisão. Uma hora você está fora dela. Tudo gira em torno da Televisão. Será? Onde está a realidade. Uma Família Supostamente feliz vai se desfazendo aos poucos. Mais ainda resta uma esperança: A Televisão. Será?"



26\05 - Quinta - 15h
O fim da picada
Classificação: Livre


Uma vizinhança é atacada por um exército de mosquitos transmissores da dengue. O egoísmo e a discórdia entre os vizinhos acabam levando à contaminação de todos. Por fim conscientizam-se de que a atuação das autoridades no combate à dengue só terá resultado com a ajuda da população.



27\05 - Sexta - 15h
Amargas horas
Classificação: 18 anos

Uma cartomante que narra seu passado obscuro através das cartas do tarô às suas clientes, fazendo com que as mesmas descubram a cada carta virada, a dor e as alegrias de uma ex cafetina, de suas prostitutas, dos seus garotos de programa e, até mesmo dos visitantes assidúos à A MANSÃO. Quando os clientes da cartomante acham que descobriram tudo de sua vida, acaba descobrindo que tudo é uma mentira, e que nesse passado há um medo muito intenso e uma perda muito grande porque, afinal, até neste mundo boêmio e sujo, que é tão discriminado, também pode existir amor.



28\05 - Sabado - 19h
A noite que ele não veio
Classificação: 14 anos


Um corpo é encontrado numa aldeia de pescadores e descobrir as causas ou o responsável é uma questão de tempo. Presente, passado, futuro e imaginação se cruzam em várias histórias que surgem a partir do encontro desse morto. Ora aparentemente ilógicas ou em ordem cronológica, fendas temporais revelam os desejos mais íntimos das personagens.



29\05 - Domingo - 19h
A dama da Noite
Classificação: 18 anos


Inspirado num conto de Caio Fernando de Abreu, é um espetáculo sobre desejos, amores, impulsos, relações e escolhas. Uma personagem solitária e suas escolhas de viver fora de uma sociedade hipócrita e preconceituosa, fiel consigo mesma e com seus sentimentos.

SOBRE O COLISÃO TEATRAL

PROJETO COLISÃO TEATRAL:

Trata-se da realização do Projeto de apresentação de espetáculo com oficina integrada. As oficinas e a mostra artística serão realizadas no Espaço Cultural Sylvio Monteiro em Nova Iguaçu, com o objetivo de propiciar a formação e difusão cultural na cidade, com espetáculos da Região da Baixada Fluminense e de redes sociais de ensino de artes cênicas. .

O projeto Projeto Mostra Colisão tem como objetivo promover encontro entre artistas, pensadores e atores ligados aos processos artístico-culturais. Os encontros privilegiarão uma relação experimental e qualitativa de troca de informações e diagnósticos culturais de criação estética e poética. O projeto terá como estratégia de ação a qualificação de artistas, professores e agentes de redes culturais que se apresentarão com seus espetáculos para a população com entrada franca para população, acompanhados sempre de três espectadores de notório saber cultural na área de artes cênicas, para colisão de conhecimentos e oficina/ debate conclusivo ao termino de cada espetáculo.

O Projeto tem como objetivo fomentar a produção artística e cultural a partir da potencialização do trabalho dos grupos e entidades e redes sociais, propondo ainda a dinamização do Espaço Cultural Sylvio Monteiro.



Mostra Artística e Cultural

1 A mostra acontecerá junto com o processo da oficina/debate. Exemplos: performances e debate.

2 A mostra será realizada em 8 (oito) dias, no teatro do Espaço Cultural Sylvio Monteiro.

Função a ser desempenhada pelos profissionais relacionados

▪ Oficineiro – No âmbito deste projeto, o oficineiro é um profissional com experiência no campo artístico e cultural, que tem trabalho reconhecido nessa área e é capaz de ajudar a transformar atividades práticas em execução em pressupostos de desenvolvimento teórico, visando melhorias estéticas e qualificação profissional . Durante a realização deste projeto, os oficineiros atuarão sempre em trio, visando criar um diálogo entre as diferentes linguagens artísticas. Além de operar a oficina/debate para a qual forem designados, o trio de oficineiros desenvolverão um diagnostico estético – em parceria com o espetáculo da mostra. Ao final, esse conjunto deverá apresentar relatorio resultante do trabalho desenvolvido na oficina diagnostico.

Os multiplicadores desempenharão três papéis fundamentais: a) serão os beneficiários das oficinas; b) serão co-autores, sob a supervisão dos oficineiros/ debatedores, e c) serão capacitados para dar continuidade aos conhecimentos obtidos: após a conclusão das oficinas, os agentes multiplicadores devem zelar pela qualidade artística Projeto Mostra Colisão e participar de todas as atividades programadas pelo grupo.