18 de agosto de 2009

Projeto Livro Livre



O Livro Livre é uma campanha da Secretaria de Cultura de Nova Iguaçu, baseada em uma iniciativa do Jornal de Debates (http://jornaldedebates.com.br/), cujos objetivos são: democratizar o acesso ao livro e investir em sua circulação na cidade; formar novos leitores; propor a leitura como prática comum na cidade; entender o livro como um objeto de desejo, uma dádiva que recebemos com o único compromisso de retribuí-la.
Inicialmente, convidaremos pessoas próximas a "libertar" seus livros da estante. Cada um liberta quantos livros puder ou quiser. É importante que estejam em bom estado e possam interessar a um amplo espectro de possíveis leitores. Em seguida, esses livros são distribuídos à população através de ações realizadas em diversos lugares da cidade. Espera-se que as pessoas que receberem os livros os repassem a outra pessoa, solicitando o mesmo compromisso, o de que o livro seja passado adiante e continue circulando.
O conceito é inspirado no bookcrossing, prática difundida nos Estados Unidos e Europa que já conta com mais de 600 mil participantes em cerca de 130 países. Criado pelo programador Ron Hornbacker em 2001 como forma de rastrear livros pela internet, o bookcrossing virou um fenômeno global. A idéia é que os livros não possuem donos, e são na verdade um patrimônio cultural da humanidade. É como se o mundo fosse uma grande biblioteca..
Os "livros livres" são identificados por uma etiqueta na qual, além de uma breve apresentação do projeto, há o endereço de um blog – http://novaiguacu.livrolivre.art.br/ – onde se pode comentar sobre o livro ou a campanha. Dessa forma poderemos "seguir" o livro em seu trajeto pela cidade. Traz ainda um código que, digitado no site original da idéia – http://livrolivre.art.br/ – permite que se adicione críticas e comentários ao banco de dados do Livro Livre (contudo, esta ferramenta ainda não está ativa em nossa versão do projeto).