História

Biblioteca Municipal Professor Cial Brito

A Biblioteca Municipal Prof. Cial Brito fundada em 1976, é uma ferramenta de independência intelectual para o cidadão iguaçuano, aberta de segunda a sábado. A modernização de seus serviços acontece desde o ano de 2005. Em dezembro de 2009, através do Programa Livro Aberto, do Ministério da Cultura, recebeu 1.000 livros atualizados, equipamentos eletrônicos de última geração e mobiliário novo, em contrato de comodato.

O espaço físico da biblioteca conta com uma biblioteca infantil, inaugurada pelo escritor Ziraldo, uma sala de vídeo, uma sala de Diversidade Étnica para atender a demanda do ensino das culturas indígenas e africanas nas escolas públicas, uma audioteca para deficientes visuais, um telecentro e acervo geral com cerca de 25.000 títulos.

Dentre os serviços oferecidos a população, conta com empréstimos de livros, cds e dvds; visitas guiadas; agendamento do espaço para grupos; lançamentos de livros; rodas de leitura e contação de histórias para crianças; ledores voluntários para atender ao deficiente visual.

Programa Livro Livre NI

O Livro Livre é uma campanha da Secretaria de Nova Iguaçu, baseada em uma iniciativa do Jornal de Debates, cujos objetivos são: democratizar o acesso ao livro e investir em sua circulação na cidade; formar novos leitores; propor a leitura como prática comum na cidade; entender o livro como um objeto de desejo, uma dádiva que recebemos com o único compromisso de retribuí-la. Os Livros Livres são encaminhados a Biblioteca Municipal prof. Cial Brito, registrados dando ênfase ao libertador para que este seja parte da grande equipe de Incentivadores da Leitura a que se propõe o programa, identificados por uma etiqueta na qual há o endereço de um blog – onde se pode comentar sobre o livro ou sobre a campanha.