1 de março de 2011

Nova Iguaçu: Biblioteca promove inclusão digital a deficientes visuais

A Prefeitura de Nova Iguaçu está apostando na inclusão digital para portadores de necessidades especiais. Desde a última semana, a Biblioteca Municipal Professor Cial Brito conta com um programa projetado exclusivamente para permitir o acesso de deficientes visuais ao computador. A aquisição complementa a estrutura voltada para o atendimento de deficientes, que também têm à disposição mais de 250 títulos gravados em CDs, pertencentes ao arquivo da Audioteca Sal e Luz.

A estudante Jéssica Ramalho, 12 anos, utiliza a biblioteca para pesquisar na internet.
A estudante Jéssica Ramalho, 12 anos, utiliza a biblioteca para pesquisar na internet.
O programa de computador funciona com o auxílio de uma voz que orienta o usuário através de um fone e permite acesso a todo o pacote do windows, como editor de texto, planilha e internet. A estudante Jéssica Ramalho, de 12 anos, já utiliza o programa em casa e se prepara para auxiliar os frequentadores da Biblioteca. “Esse programa vai ajudar muito. Ainda mais aqui, na Biblioteca. Agora vou poder vir com meus amigos e inclusive acessar a internet”, disse.
O programa também possibilitará a ampliação do atendimento aos deficientes, que hoje chega a 10 pessoas por semana. “Queremos ampliar nosso atendimento para 50 deficientes visuais por semana”, disse a secretária de Cultura, Sílvia Regina.
Audioteca
Além da opção de ouvir os livros na Biblioteca, os deficientes visuais também podem solicitar os títulos da Audioteca Sal e Luz em casa. “O livro também pode ser enviado para o usuário pelo correio, pois, com a Lei do Secograma, todos os deficientes visuais têm direito à gratuidade ao selo em suas correspondências. Eles ligam pra cá e a gente envia a obra gratuitamente”, explicou Malena Cabral Xavier, diretora da biblioteca.
Para fazer parte da Audioteca é necessário fazer uma inscrição no local. A Biblioteca Municipal Professor Cial Brito fica na Rua Getúlio Vargas, 51, no Centro e funciona de segunda a sexta, das 9:00 às 17:00 horas, e aos sábados, das 9:00 às 15:00 horas. Outras informações pelo telefone 2667-2631.


Leia mais em: http://noticias.sitedabaixada.com.br/noticias/cultura/2011/03/01/nova-iguacu-biblioteca-promove-inclusao-digital-a-deficientes-visuais/#ixzz1FMonOMQ7

Nenhum comentário: